04 agosto 2014

6 dicas para nutrir a pele no verão

É verão, apetece-nos estar ao ar livre, passear, apanhar sol... e todos sabemos que a pele é "quem" mais sofre com as agressões dos raios UV. Quando falamos em saúde da pele lembramo-nos imediatamente de cremes e outros tratamentos tópicos ou estéticos. Contudo, o tratamento da pele começa muito antes. Ou seja, começa na nutrição.

Como é sabido, “a pele é o espelho da saúde”. Desta forma, passamos muito do nosso tempo a cuidá-la e a pensar em formas de melhorar a sua aparência, gastando-se, por vezes, grandes quantias de dinheiro, desnecessariamente. A beleza e saúde da pele começam no que comemos e bebemos!
São vários os estudos científicos a demonstrar que consumir certos tipos de alimentos pode ajudar a prevenir rugas, danos causados pela exposição ao sol e manter a pele hidratada. Na próxima vez que for às compras, faça também uma lista para a sua pele:

1) Frutos vermelhos e produtos hortícolas: 
     A fruta e legumes que possuem pigmentação vermelha apresentam altas taxas de antioxidantes que ajudam a prevenir as rugas precoces. A batata-doce, a cenoura, o pimento, o tomate e o melão, por exemplo, podem ajudar a manter a sua pele firme e brilhante. Acrescente mais frutas e legumes como estes à sua alimentação diária. Em vez de fazer puré de batata ou batatas cozidas com a batata regular, utilize batatas-doces; quando fizer uma sanduíche ou salada para o lanche, acrescente umas fatias de tomate, e troque as batatas fritas ou salgados por fatias frescas de melão. 

2) Citrinos: 
     Consumir citrinos numa base diária vai ajudar a manter a sua pele hidratada, o que a longo prazo vai prevenir as rugas. A vitamina C é um antioxidante muito poderoso que pode manter o colagénio na estrutura da sua face e impedir a flacidez. Contudo, e porque a vitamina C é solúvel na água, os níveis desta vitamina que podem ser armazenados no seu corpo são reduzidos, o que significa que terá de reforçar o seu “stock” natural, diariamente. As laranjas são uma das melhores fontes de vitamina C, mas as toranjas, limões, limas, morangos e kiwis são também excelentes escolhas para manter os níveis de vitamina C regulares. O colagénio começa a desaparecer a partir dos 30 anos – comece a armazenar a partir de agora! Misture estas frutas nas saladas para uma combinação saudável e fresca de Verão. Esprema uns limões, lima ou laranjas e beba revigorantes limonadas ou laranjadas. Esprema um quarto de limão por cima de peixe grelhado ou de frango para um condimento exótico. As opções são variadas, seja criativo. 

3) Chás: 
     Os chás verde, branco e preto são ricos num antioxidante conhecidos como EGCG. Esta é uma poderosa substância que pode prevenir o acne, danos causados por exposição solar e inflamações de pele. Bastam entre 4 a 6 copos de chá por dia para beneficiar dos efeitos do EGCG na sua pele. Substitua gradualmente o café diário por chá (sem açúcar). 

4) Folhas Verdes: 
     São ricas em vitamina A, um dos nutrientes mais importantes para a saúde da pele, pois combate o envelhecimento precoce, a formação de escamas e a desidratação. A vitamina A é também essencial para a renovação celular e promove o crescimento de nova pele. Os espinafres, couves, agrião, grelos e brócolos, por exemplo, são excelentes fontes de vitamina A, sejam frescos, crus, cozidos ou cozinhados a vapor, os legumes de folha verde são excelentes agentes para a saúde da pele. 


5) Peixe: 
     Os ácidos gordos ómega 3 encontrados no peixe, como no salmão, atum, sardinhas ou mesmo no marisco, possuem propriedades anti-inflamatórias que combatem os danos causados pela exposição prolongada ao sol. Apesar de consumir peixe ser uma excelente forma de manter a sua pele radiante e gloriosa, mantenha moderado o consumo de marisco, de modo a não ingerir demasiado mercúrio. Comer peixe três a sete vezes por semana é suficiente, especialmente se a sua dieta já contempla bastantes alimentos saudáveis para a pele. 
6) Hidratação: 
     É um factor essencial para a saúde da pele. A água é a bebida de eleição, sendo que um adulto deve beber entra 1,5 a 2,0 litros por dia. Contudo, pode optar por bebidas não açucaradas como tisanas e chás frios, sumos de frutas, limonadas e refrescos. Uma má hidratação da pele promove celulite, secura, descamação e rugas precoces. O sal e as bebidas com gás são inimigos da hidratação, promovendo a retenção de líquidos e assim, a inestética celulite.

Não se esqueça que só mantendo uma alimentação variada e equilibrada se conseguem obter benefícios para a saúde em geral e, em particular, para a pele. O verão é propício ao consumo de frutas, legumes, saladas e água, mas, também, à prática de actividade física. Factores que, em conjunto, são a chave para uma pele bonita, lisa e saudável. 
Aproveite, boas férias!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto. A sua mensagem será lida e respondida o mais breve possível.